5 sinais de que o Instagram pode ser melhor que o Facebook

5 sinais de que o Instagram pode ser melhor que o Facebook

No final do ano passado o Instagram ultrapassou o Twitter em número de usuários e alcançou a marca de 300 milhões de perfis ativos. Sim, ainda está longe do número de usuários do Facebook: só o Brasil tem cerca de 100 milhões de pessoas na rede do Zuckerberg.

Porém, neste momento ter menos usuários é bom e tem feito a diferença. Com menos pessoas, menos empresas postando e, consequentemente, menos concorrência, os perfis têm mais interação e visibilidade. Sem contar que o Instagram não possui algoritmo, mostrando sempre as publicações mais recentes. Por isso, todo seguidor conectado em um horário próximo à publicação verá o post.

Claro que o Facebook continua sendo o melhor canal, porém uma boa estratégia precisa incluir verba de anúncios. Sem propaganda, só trabalhando o orgânico, o Instagram já alcança melhores resultados, inclusive se comparado a perfis pessoais.

Preparamos uma lista com 5 sinais de que o Instagram pode ser melhor que o Facebook no modo orgânico. Os dados abaixo foram retirados de um estudo da Simply Measure, infográfico do Viver de Blog e pesquisas da Iska Digital.

1 – Mais engajamento

instagram-guarana

O Instagram ainda não possui uma ferramenta de analytics para empresas. Porém, se contabilizamos o que vemos (curtidas e comentários) o resultado é fantástico.

A taxa média de engajamento por post aumentou 415% no terceiro trimestre de 2014. Se analisarmos apenas o top 100 de empresas da Intelbrand, a média é de 18.822 interações. Em 2012, esta média era de apenas 3.648.

Quer um exemplo? O Guaraná Antártica é a empresa brasileira com maior número de fãs no Facebook: 16 milhões. No Instagram, são apenas 79 mil de seguidores. Sim, 79 mil são apenas 0,4% dos fãs do Facebook e, mesmo assim as interações são maiores.

Pegando os 10 últimos posts de cada rede, o resultado é absurdo: 16 mil curtidas no Facebook (13 somente com um post patrocinado) e 49 mil no Instagram.

2 – Posts de longa duração

Um mito do Instagram é que as publicações possuem interações somente durante algumas horas, uma vez que mostra sempre os posts mais recentes.

Na verdade, um post continua recebendo interações por mais de 13 dias (300 horas):

  • 50% das interações ocorrem em até 6 horas
  • 25% das interações ocorrem entre 6 e 48 horas
  • 15% das interações ocorrem entre 48 e 300 horas
  • 10% das interações ocorrem após 13 dias

3 – Posts organizados

instagram-hashtags

A hashtag do Instagram serve para organizar uma publicação por tema. Sendo assim, quem está interessado em seguir novos perfis clica em uma determinada hashtag para encontrar pessoas e empresas deste segmento.

Uma novidade é que, recentemente, o Instagram criou uma espécie de ranking, mostrando as 9 principais publicações de uma hashtag (foto acima) para só depois mostrar as mais recentes. Isto aumenta a visibilidade dos perfis mais populares.

4 – Pessoas mais felizes

A startup Jetpac criou um ranking dos países mais felizes do mundo analisando apenas as fotos do Instagram. O algoritmo avalia quantidade de sorrisos, estilos de roupa, legendas, etc. E sabe quem lidera o ranking? O Brasil com 60,8 pontos.

Isto faz com o que a interação dos usuários com a sua marca seja mais interessante e positiva. Só para efeito de comparação, há um estudo do psicólogo Ethan Cross que comprova que o uso do Facebook prevê declínio no bem-estar em jovens adultos, deixando-os mais tristes.

Sem contar que no Instagram não é comum termos debates mais densos sobre política, preconceito, entre outros.

5 – Público alvo mais qualificado e sem distrações

Ser mobile e ter alguns requisitos básicos como smartphone, boa câmera e boa conexão fazem do Instagram uma rede com público mais qualificado e de maior ticket médio. É interessante para marcas com público alvo pertencentes as classes média e alta.

Além disso, por não possuir chats e outras distrações, o usuário do Instagram está mais concentrado na leitura de imagens e legendas das publicações, tornando a navegação mais agradável.

Bônus – Alguns dados do Instagram

Se você deseja se aprofundar ainda mais no Instagram, seguem alguns dados:

  • Sexo: 47% de homens e 53% de mulheres
  • Faixa etária: Pessoas com 18 a 34 anos são 67% da rede
  • Tempo de uso: 257 minutos por mês, totalizando 4 horas
  • Uso diário: 65% dos usuários verificam o Instagram 1x por dia e 35% verificam mais do que uma vez

Por causa da sua segmentação e custo benefício de anúncios, recomendamos o Instagram como plataforma complementar ao Facebook

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