7 Coisas que você precisa fazer antes do Réveillon – Curiosidades

7 Coisas que você precisa fazer antes do Réveillon – Curiosidades

Olá amigos. Do nome francês passando pelas comidas italianas e comemoração ao melhor estilo brasileiro. “Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer”. Essa música composta em 1951 por Chico Alves nos remete toda noite do dia 31 de Dezembro não é mesmo? O último mês do ano é diferente dos outros meses anteriores. Época de festividade, de confraternização, de especial do rei Roberto Carlos, de São Silvestre, de Retrospectiva, de programas especiais, filmes natalinos e de calor. Ah o Calor…mês da entrada do verão. Férias escolares, viagens programadas seja para o litoral, interior para ficar alguns dias na casa de parentes distantes, período para descanso e mais precisamente na última semana do ano comemoramos o Natal e o Réveillon.

ano novo

Praticamente em todas as comunidades como costume são preparadas fartas ceias com muitas comidas deliciosas e depois destas comemorações o dia 1 de Janeiro é marcado por superstições que muitos de nós as fazemos com o objetivo de fazer o próximo ano muito melhor. As promessas são muitas, como ganhar dinheiro, começar aquela dieta mágica, ser uma pessoa melhor entre outras coisas. Portanto nada melhor que explicar algumas superstições que são praticadas nesta data.

 

Curiosidades sobre o Ano Novo

fogos_abre-620x330

A tradição como a chamamos de Ano Novo é antiga, já pratica a 2.000 a.C na Mesopotâmia. Naquela época cada povo tinha seu próprio calendário o qual fazia que cada lugar tivesse seu início de ano em datas diferentes. Em 46 a.C o imperador romano Júlio César decretou que o dia 1 de Janeiro fosse o início do ano. Utilizamos o calendário gregoriano, este por sua vez foi elaborado em 1582 e é o principal calendário utilizado pela maioria dos países e alguns deles possuem um calendário oficial e outro religioso. A palavra Réveillon é uma conjugação do verbo réveiller que significa despertar. Um dos primeiro lugares a entrar no Ano Novo é o pequeno país chamado Kiribati situado no Oceano Pacífico perto da Linha Internacional de Data. O último país a comemorar a mudança de ano é a região do Alaska nos Estados Unidos.

 

7) Roupa Branca

Roupa Branca

Essa tradição é recente. Veio da cultura africana através dos escravos. Usar branco significa paz, pureza, luz e bondade.

 

6) Usar peças íntimas novas

Reveillon 2

 

Para quem quer ter sorte no relacionamento, essa superstição é indicada. O Fato de usar cueca, calcinha nova faz com que amores antigos fiquem no passado. É recomendado para quem procura um amor ou que esteja no início de um namoro com objetivo de um futuro promissor.

 

5) Usar roupa amarela

vestidos-reveillon-2013-amarelo

Seja um lenço ou algo desta cor faz trazer riquezas para quem a usa. O amarelo representa a riqueza. Certamente para quem tem este objetivo, não deixe de utilizar uma peça íntima, um lenço da cor amarela.

 

4) Pular 7 ondas

7ondas

Outra superstição é pular as famosas 7 ondas. Para quem acredita, é necessário pular com uma taça de champagne na mão mas não pode derramar. Ao final da sétima onda, jogar para trás todo o champagne mas sem olhar. Neste momento deixamos todas as tristezas para trás. Não se preocupe se vai molhar alguém, essa pessoa será contemplada com sorte.

 

3) Comer carne de porco

FD001162

O prato deve ser o principal da mesa e ser servido após a meia-noite. Como o animal tem o focinho para frente, garante prosperidade e bolso cheio de dinheiro o ano inteiro. E se deve evitar a carne de frango, porque segundo crenças, o animal cisca para trás e não é recomendado pois trás azar para o próximo ano.

 

2) Sementes de uva

Uva

Você possui um número da sorte? Ex.: 6,7? Então precisa comer o número de sementes de uva correspondente ao seu número da sorte. Assim você garante prosperidade e muita fartura.

 

1) Sopa de Lentilhas

Sopa de Lentilha

A origem desta crença é italiana e chegou ao Brasil juntamente com os imigrantes vindos da Itália. Acredita-se que tomando esta sopa antes da meia-noite irá garantir comida em sua mesa o ano inteiro.

Seja qualquer tipo de crença, praticada por diversas religiões, o importante é ter fé e acreditar em um mundo melhor, onde pratiquemos a prosperidade, o amor, a solidariedade e a bondade perante aos povos e nossos semelhantes.

reveillon

E você acredita em alguma destas superstições? Qual você fará na noite do Réveillon?

 

Conforme algumas piadas que são costumeiras neste dia, até ano que vem pessoal, amanhã acordaremos lembrando como se ontem fosse ano passado. Fiquem todos com Deus e que no próximo anos nossas vidas se renovem para melhor e que todos os nossos objetivos possam ser concretizado. Até mais!!!

 

Comentários

comentários