Concurso Cultural é proibido no Natal

Concurso Cultural é proibido no Natal

Em julho do ano passado, a Portaria nº422/13 do Ministério da Fazenda alterou as regras para Promoções e Concursos Culturais no Brasil. Passado quase um ano e meio depois, muitas empresas estão cometendo vários erros neste Natal, o que pode gerar multas e proibições. Em uma rápida busca no Google encontramos Shoppings, Buffets, entre outros, que estão fora das regras e passíveis de punição.

Se você está com dúvida ou já lançou um Concurso, preparamos uma lista do que é proibido:

Datas Comemorativas

Seja no Natal, no Dia dos Pais, Dia das Mães… Concurso Cultural é proibido em qualquer data comemorativa. Como o Concurso não precisa ter autorização da Caixa ou órgão responsável, o governo entendeu que muitas empresas estavam utilizando este recurso de má fé.

Por este simples fato, você já não pode fazer qualquer tipo de Concurso Cultural neste Natal. No entanto, listamos outros fatores principais para lhe ajudar em outras ocasiões:

Redes Sociais

Não é permitida a utilização de redes sociais para o cadastro de frases ou inscrição em concurso cultural. Os cadastros devem ser feitos somente no site e o banco de dados não pode ser utilizado para criação de mailing.

Prêmios

Os prêmios não podem ser produtos próprios da empresa. Ou seja, uma companhia aérea não pode dar uma passagem, nem uma marca de chocolates pode dar cestas com os seus doces. Também não será permitido premiação em dinheiro.

Nome do Concurso

Outro ponto vital é o nome do concurso, ele não poderá receber o nome da sua empresa. Ex: Ao invés de “A Apple te leva ao Teatro”, você deve utilizar “Você no Teatro”.

Facebook

Além da portaria, fique atento às regras do próprio Facebook. Sua fanpage pode até ser excluída caso receba denúncias de concorrentes, por exemplo. Por isso, esqueça a obrigatoriedade da pessoa curtir sua página para poder participar do Concurso.

Além disso, posts que abusam de “Curta”, “Compartilhe”, podem ter seu alcance extremamente reduzido pela rede social.

Gostou do artigo? Acompanhe estas e outras dicas na página que criamos no Facebook e fique sempre atualizado!

Comentários

comentários