Decifrado o algoritmo do alcance do Facebook

Decifrado o algoritmo do alcance do Facebook

Parem as máquinas! O site The Federalist quebrou o código de algoritmo do Facebook e contou como tudo funciona. Nós da Iska resolvemos traduzir e adaptar todas as informações para o social media brasileiro. Inclusive, com algumas informações que tivemos acesso e que vão melhorar as coisas para as páginas.

Se você tem uma página no Facebook, o maior desafio é entender como funciona o algoritmo do alcance de suas publicações. Ano passado mostramos que a rede social do Zuckerberg tenta forçar a compra de anúncios e, nesse ponto, estávamos certos. Mas, sou extremamente contra a crítica sobre o alcance. Assim como o Google tem o SEO, o Facebook tem o SMO (Social Media Optimization). Trabalhar bem o SMO já nos fez várias vezes ultrapassar em 100% o alcance orgânico, contra os 12% em média

Por isso, não saia deste artigo mais furioso com o Face, xingando por todos os cantos e vou te dar dois motivos: Um, você é melhor do que isso e dois, mesmo se você tiver uma migalha do Facebook, já terá muito mais resultado do que em outras redes sociais (a não ser em casos muito específicos de nicho).

As 5 variáveis do edge rank

O edge rank é uma espécie de pontuação da sua página, quanto maior a pontuação, maior a entrega de suas publicações. Apesar de apresentar oficialmente que o código é alterado diariamente e que possui mais de 1.000 pontos levados em consideração, o algoritmo tem 5 pontos principais que são responsáveis por cerca de 75% da entrega de uma publicação: Número de likes, alcance diário pago, cliques em links para o seu site, mensagens diárias por inbox e audiência do fim de semana x dia de semana.

O acesso ao código foi feito através de um processo chamado de regressão linear múltipla, utilizando os dados do próprio Facebook Insights.

Apesar de complexo a primeira vista, a fórmula matemática do alcance é bastante coerente, garantido que, pelo menos 5,39% das pessoas vão ver seu post:

Alcance Orgânico Diário = -22 + (Total de Likes x 5,399%) + (Alcance Diário Pago x 0,327%) + (Page Views x 0,416%) + (Fim de semana [1 Se sim, 0 se não] x -194,4) + (Posts Por Dia x 81,08)

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Para quem não quer perder tempo, a receita mágica é pagar. Você paga para as pessoas entrarem na fanpage e paga para as pessoas permanecerem nela. No entanto, algumas críticas feitas pelo The Federalist, como o gráfico do alcance são equivocadas. Analisando a fanpage, fica nítido que não há cuidado nas postagens da página, muito menos um profissional especializado por trás. Eles praticamente pegam o link de suas matérias e coloca lá.

Gráfico apresentado com dados da fanpage do The Federalist

Gráfico apresentado com dados da fanpage do The Federalist

Sim, pela lógica o crescimento do alcance teria que ser maior. Porém, a página não faz nada para alterar este cenário. O print abaixo mostra como eles trabalham (ou não trabalham) sua fanpage. Além disso, sequer respondem os comentários quando eles surgem.

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A contra regra

Nós da Iska Digital aplicamos muito o SMO na nossa fanpage e nas páginas dos nossos clientes. Dificilmente fazemos uma publicação paga, por isso os nossos dados e números vão contra a tal queda de alcance.

Case 1 de SMO: Fanpage da Iska Digital

alcance-com-smoQuase 7 mil pessoas representam mais de 150% de alcance. Os cliques nos links e na foto contribuíram muito neste caso. Diferente dos Federalistas, nós trabalhamos o post e não simplesmente postamos o artigo.

Case 2 de SMO – Itabirito

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Na época, a fanpage de Itabirito ainda não possuía 3 mil pessoas e este post teve também alcance superior de 100%, com 3.666 visualizações. Um ponto principal foi o número de compartilhamentos, que chegou a 50.

Case 3 de SMO – Chácara do Mosteiro

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Fizemos esta brincadeira com uma publicação do Subway e conseguimos 300% de alcance. Além do número de compartilhamentos, os cliques na foto também contribuíram para o sucesso.

Novidades por vir

Com nossos cases e o estudo do The Federalist nota-se que o Facebook premia quem faz anúncios e quem faz SMO também. Recentemente, a rede social anunciou que irá melhorar o alcance das publicações que contenham links externos. Este fato fez com que três páginas aparecessem na sequência na minha timeline.

Outra novidade que me agradou muito é que se marcar uma fanpage X em sua publicação, esta publicação também vai aparecer para as pessoas que curtem esta fanpage X, assim como acontece entre os perfis.

 

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