Direto da Máquina do Tempo – Marcas

Direto da Máquina do Tempo – Marcas

Olá amigos. A coluna desta semana vai fazer a gente voltar no tempo. Para nossos pais, avós, irmãos mais velhos, tios, isto trará muitas lembranças. Já para os jovens adultos, adolescentes será pelo menos curioso e base de conhecimento. Hoje falaremos de marcas esquecidas, que mudaram de nome ou que não existam mais, porém ficaram famosas. Sabemos que em décadas passadas a concorrência não era tão acirrada ou a briga pela preferência do consumidor não se limitava a poucas opções. Muitas destas empresas estão perdendo espaço no setor, faliram ou foram compradas por outras maiores com o objetivo de aumentar a participação de mercado. Vamos conhece-las algumas destas?

 

Refrigerante Taí

Refrigerante Taí 3

Taí uma boa lembrança. Criada em 1979, os refrigerantes Taí começou a ser fabricado pela The Coca-Cola Company com o objetivo de substituir a Fanta sabor Guaraná. Seu gosto é semelhante ao do também fabricado pela Coca-Cola, o Guaraná Kuat, este que 1997 veio para substituir o refrigerante Taí da The Coca-Cola Company. Os refrigerantes Taí ainda são encontrados com maior popularidade nos estados de Santa Catarina,  Minas Gerais, sul do Rio de Janeiro, interior de São Paulo e no Distrito Federal e não deixaram de ser produzidos.

 

Refrigerante 7UP

Refrigerante 7UP

Este refrigerante nasceu nos Estados Unidos em 1929. A princípio como medicamento para “curar ressaca”. No Brasil teve passagem rápida. Foi fabricado entre os anos de 1995 e 1997. Foi lançada no mercado brasileiro com forte apelo publicitário, patrocinando o clube de futebol Botafogo-RJ. Todavia as constantes quedas de vendas foi o fator principal para a sua retirada de circulação. Mesmo assim, a PespiCo, proprietária do produto a relançou para apenas o Rio Grande do Sul com o nome de Teem, onde ja era fabricado desde 1974. Em 2003 depois de diversos estudos da fórmula original do 7UP para se fazer um novo produto, chegaram a uma composição de refrigerante onde se utiliza menos gás, sem adição de açúcar e corantes. Volta para o Brasil em 2006 primeiramente em São Paulo e no Rio de Janeiro, utilizando o nome de H2OH! que conhecemos. Foi pioneira no novo segmento de refrigerantes, assim chamada de “águas saborizadas”.

 

Chocolate Surpresa

Chocolate Surpresa 2

Ah que saudade! Quem não se lembra deste chocolate que ficou famoso nas décadas de 80 e 90? Chegou ao Brasil em 1983 fabricado pela Nestlé que anteriormente tinha lançado o produto na França. O que se destacava neste produto era um cromo que ficava atrás do chocolate na embalagem, com imagem quase sempre destinada a natureza, como os animais. Neste cromo além da figura, possuía informações sobre a origem do animal, que família pertencia, etc. Por Exemplo. Outro fator curioso eram as imagens em alto relevo que davam a impressão daquela embalagem ter mais chocolate, sabendo que o peso é o mesmo de todas as embalagens. As crianças da época se interessavam mais pela o cromo do que o próprio chocolate. Ficou no Brasil entre os anos de 1983 à 1998. Em 1993 a Nestlé já o substituiria com o chocolate Turma da Mônica para pegar uma fatia do mercado onde tinha principais concorrentes a Lacta e a Garoto. O motivo da saída do chocolate do mercado é desconhecida, pois a Nestlé fabricante do produto não se pronuncia até hoje. Especialistas afirmam que um dos fatores pode ter sido o encarecimento da produção, pela alta de preço dos ingredientes e de todo o processo e isso causaria prejuízo a marca.

 

Biscoito São Luiz

São Luiz 3

Lembra daquele jingle: “É hora do lanche, que hora tão feliz, todos comendo Biscoitos São Luiz”?. Em 1931 foi criada a fábrica de biscoitos São Luiz. Já na década de 50 ocupava sua fábrica 5.200 m em São Paulo. Ficou famosa pelos biscoitos da linha Wafer e Champagne. Em 1967 foi adquirida pela multinacional Nestlé. Neste mesmo ano a Nestlé entrou no segmento de bolachas recheadas. No início desta compra a São Luiz ainda mantinha o seu nome e consigo foram criados deliciosas bolachas de morango e chocolate que mais tarde se chamaria Bono e os biscoitos Divertidos, que posteriormente se denominaria Passatempo. A partir de 2000 os biscoitos São Luiz deixam de usar o nome mas continua no coração dos brasileiros.

 

Biscoito Tostines

Propaganda Tostines

Na imagem acima propaganda do biscoito Recreio que era um dos principais produtos da Tostines

Quem não tem boas recordações com o produto que tinha como slogan: “Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho?”. A marca surgiu em 1927 na fábrica de doces Carvalho e Lobo, porém somente em 1965 que a marca Tostines iniciou a sua comercialização. Foi a primeira no Brasil a introduzir biscoitos em pacotes, o que era comum em outros países. Sua alta qualidade, mantendo os produtos sempre frescos para consumo conquistou milhões de brasileiros. Estava conquistando seu espaço quando em 1993 a Nestlé comprou o produto (talvez para não se sentir ameaçada). A fusão mesmo ocorreu em 2002. Todavia após este ano a Nestlé começou a tirar muitos produtos Tostines do mercado, mantendo apenas alguns como Tostines Cream Cracker, Maria e Maizena, e mais uma pequena porção de produtos, porém já cedeu boa parte do seu espaço para a linha unificada de biscoitos da Nestlé e já não é encontrado em muitos lugares de comércio menor, apenas em supermercados.

 

Sorvete Yopa

yopaComo era comum ter em praticamente todas as geladeiras sorvetes Yopa. Febre desde 1972 quando a marca foi adquirida pela Nestlé fez sucesso com suas inovações em linhas de produtos como picolés Lolly Pop, Jatos e Cone. No ano de 1994 com a compra da Gelato tornou-se a principal concorrente da Kibon. No ano de 2000 a Nestlé resolveu fazer mudanças em diversos marcas utilizando seu próprio nome. Como foi o caso da Yopa que passou então a chamar sorvetes Nestlé.

 

Kolynos  

Propaganda Kolynos 2Aquela embalagem verde e amarela que durante muito tempo foi sucesso no Brasil teve seu início em 1908 nos Estados Unidos e chegou ao mercado brasileiro em 1917. Na década de 90 quando o Brasil abriu o comércio para o exterior a Colgate-Palmolive adquiriu a marca e foi alvo de protesto de suas concorrentes como a Procter & Gamble, que cobrou do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que protege da concorrência desleal. Em 1997 o nome Kolynos foi substituído por Sorriso que hoje está disponível nas prateleiras. Um fato curioso é que uma pesquisa de lembrança de Marca (Top of Mind) em 2001 colocava a Kolynos em 1° Lugar mesmo ela não existindo mais. Em 2003 ela perdeu o topo para a Sorriso, sua substituta.

 

Dip’n’Lik

dipnlik1Muitas crianças passavam a tarde melando o doce neste pozinho que mais parecia pirulito a milanesa. Durante uma década o produto parou de ser vendido e em 2010 a empresa de alimentos Nuticandy voltou a comercializar Dip’n’Lik nos sabores uva, laranja e cereja.

 

 Cigarrinhos de Chocolate

CholápisEste produto ficou famoso entre a criançada na década de 80. Os cigarrinhos de chocolate pertencia a fábrica Pan, localizada em São Caetano do Sul. Sua embalagem tinha um menino branco e outro negro fumando este chocolate. Na época fumar era considerado status e não se sabia muito sobre seus malefícios. Entretanto pouco tempo depois a justiça proibiu a comercialização pois o produto induzia as pessoas a fumarem. Posteriormente a empresa mudou o conceito e o produto fazendo com que os cigarrinhos virassem rolinhos de chocolate. Atualmente este produto é vendido como Chocolápis. A Pan também é conhecida pelas moedinhas douradas. Quem se lembra?

 

Ping Pong

Ping Pong 2Foi o primeiro chiclete a ser lançado no Brasil em 1945 pela Kibon. Era sucesso entre a década de 60 e 90. Muitos gostavam do Ping Pong porque era mais duro e as bolas que eram feitas se tornavam mais resistentes. Com a chegada da concorrente Ploc que já trazia a goma de mascar bem mais macia foi perdendo espaço. As duas marcas foram compradas pela Kraft Foods. Suas figurinhas sobre a copa, sobre pantanal eram trocadas com colegas na escola. Bons tempos não?

Aqui estão outros produtos que marcaram época:

 

Push Pop

Push Pop 2 Push Pop

 

Ki-Suco  

Ki Suco

 

Balas Chita

chita 3 chita

 

Dadinho

dadinho

 

Achocolatado Quick

Propaganda Quick Propaganda Quick 2

 

Pirocóptero

Pirocóptero pirocoptero

 

Gostaram pessoal? Existe uma quantidade enorme de produtos que fizeram história em nossas vidas e em breve mostrarei um pouco da história. Vocês lembram de alguma marca ou produto que marcou sua vida? Conte sua história.  Até a próxima leitura amigos.

Comentários

comentários