Google: 10 fatores que influenciam no posicionamento do seu site

Google: 10 fatores que influenciam no posicionamento do seu site

O Google não admite abertamente, mas o mundo todo tenta descobrir os fatores que levam um site a ficar nas primeiras posições na hora da busca. Polêmicas à parte, o site americano Search Metrics realizou uma série de testes e colocou um ranking com o que mais influencia no posicionamento de um site.

Para lhe ajudar, a Iska Digital separou os 10 fatores principais já traduzidos e com dicas. E um único site é responsável por 3 fatores do Top10. Sim, o Facebook é citado em 3 fatores determinantes para o SEO. No total, as redes sociais ocupam mais lugares de destaque com Twitter, Pinterest e Google+ presentes, ou seja, 60% dos destaques vêm do social.

Por isso, se você ainda está engatinhando no marketing digital dá para perceber o impacto que o marketing de conteúdo e as redes sociais têm no seu negócio. Afinal, sua página só será compartilhada se ela for extremamente interessante. E, com tantos indicadores sociais, o mobile será peça fundamental para sua estratégia de SEO.

#10 Tweets

twitter-iskadigital

O Twitter é a maior rede social em tempo real. E, com o seu famoso Trending Topic, é possível rapidamente enxergar tendências e oportunidades. No entanto, uma estratégia de links para uma url é um pouco mais complicada do que uma estratégia de hashtag, por exemplo.

#09 Facebook Likes

O botão curtir é a maneira mais rápida de interação. Por isso, é o fator menos relevante do top 10. No entanto, o Facebook recebe grande importância pois é praticamente impossível forjar uma grande audiência dentro da rede social.

#08 Visibilidade SEO das URLS dos backlinks

Antigamente diretórios de sites como Dihitt e sites de listas como o Apontador eram utilizados em massa em um trabalho de link building. Hoje, o Google analisa a visibilidade das urls que citam o seu site.

Para quem não sabe, a Visibilidade SEO é composta pelo volume de buscas e a sua posição no ranking de palavras chave.

#07 Pinterest

Surpresa para muitos, o Pinterest é coroado com a oitava colocação. Se o seu site já apresentou algum infográfico ou algo relevante a ser explorado, esta é a hora de criar a sua conta por lá. Você também pode criar um portfolio apontando para o seu site.

#06 Comentários no Facebook

Para aumentar o número de comentários, faça perguntas para os usuários em alguns posts e responda seus fãs, assim, você irá conseguir mais interações.

#05 Compartilhamentos no Facebook

Dos 3C’s do Facebook, o compartilhamento com certeza é o mais importante. Afinal, uma pessoa cria um diálogo com seus amigos sobre o seu site, aumentando o alcance e o número de interações.

#04 Número de backlinks

O trabalho de link building mostra sua importância com este quarto lugar. No entanto, conforme dito no 8º fator, procure fazer um trabalho somente com links de qualidade, afinal, eles terão uma avaliação do Google. Matérias inéditas e infográficos são maneiras bem inteligentes de conseguir backlinks espontâneos e de qualidade. Nós aqui na Iska Digital já conseguimos de sites como Exame, Adnews, PróXXIma, Meio & Mensagem, entre outros.

#03 Google+

Sim, o Google+ continua vivo e recebe a atenção do Google. Se você construir uma comunidade ativa nesta rede social, com certeza irá tmrilhar um caminho de sucesso.

#02 Termos Relevantes

Se me perguntarem um conselho sobre esta segunda dica ele seria: “Aposte em uma estrutura e utilize as palavras-chave naturalmente”. Hoje, o Google já sabe quando você escreve para ele ou para as pessoas. Por isso, uma construção sólida de Hs e textos de qualidade irão garantir uma boa pontuação para o seu site.

#01 Clique para o site

google-serp

Ao realizar uma busca, o Google quer ter certeza de trazer os melhores resultados para o visitante. Ele irá analisar qual site está recebendo os cliques e, principalmente, se o visitante retorna para o Google rapidamente atrás de outro site. Por isso, capriche sempre na sua snippet.

Se você quer resultados expressivos nas redes sociais, separamos 35 palestras online com os melhores profissionais do mercado. Clique aqui e confira.

Comentários

comentários