7 coisas que você não deve fazer com Hashtag

7 coisas que você não deve fazer com Hashtag

As hashtags surgiram no Twitter para facilitar tanto a concentração de posts por temas quanto a construção organizada do Trending Topics. Esta instantaneidade fez com que a rede social se tornasse parceira nº 1 de programas de rádio e TV, além de estratégia para promoções.

Com o tempo, outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook adotaram a hashtag também. No entanto, no Facebook ainda não vingou e se mostra um tanto quanto confusa na hora de concentrar os temas.

Uma vez popular, várias empresas tentam a qualquer custo fazer uma boa estratégia com o uso de hashtags. Mas, isso não garante uma campanha bem sucedida. Muitas delas, inclusive com grandes empresas, se tornaram um verdadeiro fracasso. Por isso, leia com calma esta lista de 7 coisas para não errar a mão.

1) Combinação acidental de palavras

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Juntar palavras requer uma atenção redobrada! Peça sempre para mais de uma pessoa ler e reler para não deixar passar algo errado. Veja só como este caso se transformou em desastre: Com certeza você deve se lembrar da Susan Boyle, cantora de um reality show. Para o lançamento de seu cd a gravadora criou a hashtag #susanalbumparty com as palavras Susan Album Party. No entanto, as palavras juntas poderiam ser lidas como Sus Anal Bum Party, um verdadeiro prato cheio para os usuários que adoram uma brincadeira.

E, acredite, nos EUA ainda temos cases muito piores:

– #expertsexchange – Era Experts Exchange, virou Expert Sex Change

– #penisland – Era Pen Island (Ilha da Caneta), virou Penisland

– #therapistfinder – Era Therapist Finder, virou The Rapist Finder (O localizador de estuprador)

2) Hashtags muito longas

O Twitter possui um limite de 140 caracteres. Por isso, evite hashtags muito longas para incentivar o debate do mesmo tema e gerar conversa. Além disso, combinações muito longas podem gerar confusões (como no tópico anterior) e causar erros acidentais de digitação.

3) Usar hashtag só no Twitter

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Se você já está em todas as redes sociais, pense além do Twitter. No Instagram, por exemplo, você pode criar hashtags e achar clientes em potencial por hashtags já estabelecidas. Todo nicho tem a sua em especial, facilitando o seu trabalho.

Eu e meu sócio temos um Instagram voltado ao nosso hobby: cervejas artesanais. Quando criamos o Mucha Breja, utilizamos em todas as fotos as hashtags publicadas pelo público-alvo, além de criar a nossa: #muchabreja. Resultado: Média de mais de 100 likes por foto, quase 1.000 seguidores e quase 500 fotos publicadas com #muchabreja.

4) Hashtags famosas

Se utilizar hashtags de nicho no Instagram é uma boa pedida, no Twitter a estratégia provavelmente não funcionará. Pegar as hashtags que estão no trending topic pode trazer reclamações e dificilmente irá gerar engajamento.

Se for usar, utilize algo muito criativo, com humor e que agregue ao assunto.

5) Hashtags repetidas

Temos 90 milhões de brasileiros na internet. Por isso, são grandes as chances da sua escolha para hashtag já existir em outro canto do país. Lembre-se sempre de fazer uma pesquisa para não atrapalhar sua campanha.

6) Cuidado com o preciosismo

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“Minha empresa é amada por todos”. Nem sempre a verdade é esta. O McDonalds, por exemplo, acreditou demais na boa relação com os fãs e teve um resultado desastroso. Ao produzir a #McDstories, para promover histórias memoráveis na rede de restaurantes, a empresa nem imaginava que ela serviria como propaganda negativa.

Imediatamente,várias pessoas começaram a escrever experiências ruins no McDonalds junto com a hashtag. Uma delas, por exemplo, postou sobre a complexa produção do nugget, citando ingredientes como olhos de galinha e amônia.

 

7) #hashtags #não #são #frases

Você provavelmente já tirou sarro da sua mãe ou avó quando ela começa a descobrir as redes sociais. Por isso, evite que as pessoas façam o mesmo com a sua empresa. Use no máximo 2 hashtags, relacionadas sempre a um contexto. Nunca, mas nunca mesmo escreva frases utilizando hashtags. Ela pode ser um verdadeiro tiro no pé.

Além disso, um estudo publicado pelo Hubspot mostra que, quando há 3 ou mais hashtags em um mesmo post, o percentual de compartilhamentos cai drasticamente:

hashtag-estudoErrar nas redes sociais podem prejudicar seriamente sua empresa. Por isso, confira a página no Facebook que mantemos para ajudar empreendedores, estudantes e profissionais.

 

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