Instagram anuncia algoritmo e vai funcionar como o Facebook

Instagram anuncia algoritmo e vai funcionar como o Facebook

Aos poucos o Facebook vai transformando, a sua maneira, o Instagram. Quase 4 anos após comprar a rede social (foi em 09/04/2012) podemos afirmar que ela já está muito parecida com a rede do Zuckerberg.

Olhando para trás, já percebemos o impacto de gestão. Um pulo de 27 milhões em março de 2012 para mais de 400 milhões.

Algoritmo no Instagram

O Instagram, em breve, não terá mais sua “live timeline”, que mostrava sempre as publicações mais recentes. Com o iminente crescimento e, se aproveitando da tecnologia do Facebook, passa a ser implantado o algoritmo. Isso vai fazer com que a rede interprete seu comportamento e gostos para alterar a ordem de exibição das publicações.

O primeiro dado para defesa desta mudança é que você perde, pelo menos, 70% das publicações no período que você não acessa o Instagram. E, realmente, faz sentido. É mais importante ver uma publicação do seu melhor amigo feita a 4 horas atrás do que ver uma série de 5 fotos aleatórias de uma pessoa que você adicionou e mal se lembra quem é.

Com o algoritmo vou ver mais propaganda?

Não. No Facebook você não verá mais do que 2 publicações patrocinadas na sua linha do tempo e verá muito mais fotos dos seus amigos do que de empresas.

Como empresa, tenho que pagar para aparecer no Instagram?

Também não é por ai. Se você costuma postar somente propaganda, com certeza seu engajamento vai cair. O que é fraco vai se tornar mais fraco ainda. Outro ponto é que, diferente do Facebook, não há separação entre pessoas e empresas, todos utilizam perfis.

A vantagem é que, se a empresa possui uma agência por trás e fizer uma boa publicação, ela vai tirar vantagem do algoritmo e exibir este post para um número maior de pessoas. A mudança está sendo implantada e estará 100% disponível, provavelmente, somente no segundo semestre.

Mas há quem não esteja satisfeito. Uma petição chamada Keep Instagram Chronological foi lançada através do site Change.org e tem o objetivo de reunir as assinaturas de 300 mil utilizadores do Instagram.

Outras novidades

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Agora, ao usar o Instagram no seu computador, você terá acesso as notificações, facilitando a administração da sua conta. Outra novidade, não tão nova assim, é a utilização de 2 ou mais perfis no aplicativo simultaneamente.

O que podemos concluir com isso tudo é que a principal estratégia do grupo do Facebook é atrair mais empresas e incentivar o bom uso da rede social, com mais conteúdo e menos propaganda.

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