Como descobrir o número de fãs que viram uma publicação?

Como descobrir o número de fãs que viram uma publicação?

Esta semana vi uma publicação de um grande site de notícias de publicidade contratando anúncios do Facebook para reclamar do alcance e pedir que o público acompanhe o site em outras redes sociais. Quem leu meu primeiro artigo sobre a queda de alcance, ainda em 2013, sabe que eu não me preocupo muito com isso. Prefiro os resultados, o tráfego, a conversão, etc. Porém, para quem gosta de transformá-lo em sua principal métrica, irei ensinar a medir a porcentagem de fãs que realmente viram sua publicação.

Esta foi uma dúvida que tive durante muito tempo: Nos números de alcance mostrados, como separar quem são os fãs e quem são os amigos dos fãs que acabaram vendo a publicação? Além disso, em uma fanpage, menos da metade dos seus fãs acessam o Facebook estão online, por isso vou ensinar também que você encontre as estatísticas que apontem a estimativa de fãs online no momento exato que você postar. E olha que suei literalmente a camisa para traçar esta estratégia, por isso este artigo vai elevar sua curva de aprendizado, ele mostra alguns segredos que demorei meses para conseguir.

O que significa exatamente o número apresentado pelo Facebook como alcance do post?

O Facebook mostra para você o número total de pessoas que viram sua publicação, fãs e não fãs. Por isso, quanto mais o seu post é compartilhado, mais pessoas que não curtem sua página serão atingidas.

Eu considero o trabalho dentro do Facebook como se fosse um trabalho da CIA. É um trabalho investigativo e exaustivo com a meta de errar rápido para acertar rápido. Para isso, precisamos ter uma métrica mais clara e ter um raio-x avançado de cada publicação.

Curiosamente, o raio-x não será dentro do Facebook e sim no Excel. Se você não gosta de números, você será um designer, redator ou qualquer outra função que não seja realmente um social media. #fikadika

O primeiro passo é entrar no Facebook Insights e exportar seus dados no botão “Export Data”, conforme imagem abaixo. Sim, meu Facebook é inglês e se o seu está em português, pare agora de ler este post, vá até o seu Facebook, mude para inglês e retorne aqui. Você vai me agradecer muito por isso no futuro.

facebook-insights-excelDepois, vamos selecionar um período desejado e exportar os dados para uma planilha de Excel. É um passo bem simples, basta selecionar o período, escolher o novo modelo de exportação de dados (ninguém vai querer usar algo que vai ser excluído em breve, certo?) e selecione o Post Level Data.

facebook-insights-excel-01Aguarde o download e abra o arquivo no seu Excel. Primeiramente, vamos até as colunas T e V. A coluna T mostra a quantidade de fãs que viram seu post no total. Se você não patrocinou ou impulsionou sua publicação já será suficiente. Caso contrário, você pode diminuir os dados da coluna T com os da coluna V para saber o orgânico e o pago.

É importante ter este dado, porque as pessoas que não curtem a sua fanpage não são pessoas segmentadas e talvez não tenham interesse nos assuntos abordados na sua página.

facebook-insights-excel-02

Vamos a um exemplo?

Vou pegar como referência meu último artigo, onde falei sobre os problemas do aplicativo Superstar da Rede Globo.

facebook-posts-insights

Vou iniciar um pouco mais do básico nesta parte, pois sei que tem pessoas que medem a publicação pelo número de likes, comentários e compartilhamentos mostrados na fanpage.

Note que, ao clicar no post no Facebook Insights, além do alcance exato (1.998 pessoas) temos de maneira isolada todas as ações em relação ao post. Como foi uma publicação compartilhada por 4 pessoas, ele teve mais interações fora da página e que ficam registradas neste painel. Por isso, o número de interações sobe consideravelmente.

Minha única observação é em relação ao Other Clicks. Muitas vezes, o clique no link acaba indo para esta seção.

Continuando nosso tutorial, no meu Excel esta publicação mostra que dos 1.998 que viram a publicação, apenas 845 fãs viram o post publicado em sua timeline.

Agora, bastaria pegar o número total de fãs da minha página e calcular uma porcentagem, certo? Errado! Nós precisamos saber quantos fãs estavam online quando fizemos a publicação. Ou você acha que todos os fãs estariam conectados naquele horário?

Agora vamos pedir novamente uma planilha do Excel dentro da fanpage, marcando agora “Page Level Data”, não esquecendo de marcar o mesmo período e selecionar o novo modo de exportação:

facebook-insights-excel-03Ao abrir o Excel, pelo Facebook estar em inglês, você terá um fuso horário de quatro horas a menos. Por isso, leve isto em consideração. Esta publicação do Superstar foi feita às 12h:28, mas no Excel ela estará como 8:28am.

Sabendo disso, vamos até a última aba deste novo arquivo Excel, chamado “Daily liked and online”. Pela publicação ter sido feita às 8:28am, vamos pegar o período de 9 às 12. É interessante pegar um período aproximado de 4 horas.

Analisando meu Excel, notamos já logo de cara que mais da metade dos meus fãs não estava online neste período. O número oscilou de 2.244 e 2.460, sendo que, na época, minha fanpage possuía 4.980 fãs.

facebook-insights-excel-04

Esta parte da planilha é importantíssima também para saber o melhor horário de publicações. Os dados são muito mais precisos do que a tabela de horas do Facebook, que trabalha por estimativas. Aqui, por exemplo, já dá para saber que meu horário de pico é por volta das 14h.

Vamos pegar agora o maior número, 2.476, e fazer um cálculo de porcentagem em cima dos 845 fãs que viram a publicação. Com isso, tenho como resultado que atingi 34% dos meus fãs.

Em breve, irei disponibilizar um artigo nesta semana para você encontrar de verdade o horário ideal da sua fanpage para você fazer uma publicação e como trabalhar em feriados (como a páscoa) e finais de semana com maior segurança.

Quer saber mais sobre Facebook Marketing de maneira rápida e gratuita? Clique aqui para saber em primeira mão em uma página criada exclusivamente para empreendedores, profissionais e estudantes.

Comentários

comentários