Facebook Ads: 4 vantagens que o Adwords não tem

Facebook Ads: 4 vantagens que o Adwords não tem

O Facebook Ads, por estar dentro de uma rede social, ainda é um pouco menosprezado por empresários. Muitos preferem iniciar seus investimentos no marketing digital criando anúncios no Google Adwords. Como citei em um artigo aqui no blog da Iska, as pessoas amam o Google e odeiam o Facebook. Faz parte!

Porém, minha missão hoje é mostrar que em muitos casos o Facebook Ads vale muito mais a pena do que criar campanhas no Adwords. Inclusive, vou trazer um case de e-commerce que com certeza vai deixar você perturbado com os resultados demonstrados.

1 – A decisão de compra e a competição

O Google Adwords trabalha com a decisão de compra. Ou seja, seu anúncio só irá aparecer caso alguém, já decidido, digite a palavra chave. Porém, neste exato momento, todos os seus concorrentes vão disputar o clique deste usuário tanto na parte destinada ao Adwords, quanto no orgânico.

Já no Facebook você pode criar a necessidade de compra nos fãs do seu produto. Por exemplo: anunciar um produto da Nike para quem curte a fanpage da Nike. O melhor neste caso é que seu anúncio aparece sozinho na timeline do potencial cliente, sem concorrentes por perto.

Outra vantagem é que com o Facebook Ads você pode trabalhar o ponto zero do usuário, ou seja, vender antes mesmo que ele pense em comprar ou arrancar aquele dinheiro que está sobrando na conta.

2 – O poder da Segmentação

Como disse no tópico anterior, a segmentação do Facebook é sensacional e tão completa que se torna uma arma que o Google não consegue ter. Você pode segmentar por idade, sexo, por fanpage que curte, profissão e até mesmo por coisas que o usuário está planejando fazer. Isso mesmo, no Facebook Ads você pode anunciar para pessoas que estão planejando viajar e para onde elas pretendem ir.

facebook-ads-comportamento

Além disso, você pode importar listas de e-mail e criar uma audiência personalizada. Se você tem uma grande base de dados, por exemplo, dá para criar uma campanha de Facebook Ads só para as pessoas que se chamam Maria. Imagina uma pessoa que gosta do seu produto recebendo um anúncio com o nome dela. Sensacional, certo?

3 – O poder da imagem

O mais importante numa campanha de Facebook Ads são as pessoas. Porém, a imagem é o segundo ponto mais importante. Esta é outra vantagem em relação ao Google, que possui uma rede externa, chamada de rede de display. Nela, seu anúncio vai aparecer em sites de terceiros e sua marca pode estar “patrocinando” um conteúdo que você não tem controle.

Vale lembrar que dentro da plataforma do Facebook Ads além de você anunciar, você pode patrocinar uma publicação e otimizar o custo por engajamento (comentários, curtidas, compartilhamentos e cliques). Assim, você ganha interação dos usuários dentro de um local só seu: único e exclusivo! A única regra é trabalhar com 20% de texto. Caso tenha alguma dúvida em relação a isso, fizemos um artigo sobre anúncios do Facebook recentemente.

Na Iska nós gerenciamos campanhas de Facebook Ads e Rede de Display para a faculdade IFSULDEMINAS durante o vestibular. E, como esperado, o Facebook teve um resultado esmagador e com menos verba. Abaixo, um exemplo de publicação patrocinada que fizemos para eles:

facebook-ads-post-patrocinado

4 – O menor preço

Deixei por último para falar sobre o preço por um motivo: você pode cair da cadeira ou ter um enfarto. E, se isso acontecer, você pelo menos já leu os 3 pontos anteriores.

Para fazer a comparação de preços, escolhi um e-commerce. O motivo? É um segmento que funciona muito bem na plataforma do Google.

Case E-commerce

Investimos somente R$ 10 nesta campanha. E olhe só o estrago: 374 cliques, mais de 22 mil pessoas de alcance e custo de 2 centavos por clique. Abaixo, um print para comprovar que não é mentira.

 

facebook-ads-campanha-ecommerce

Vamos agora pegar o mesmo produto e a mesma verba e levar para o simulador do Google Adwords. Além do custo, o que mais nos impressionou é que a taxa de cliques que tivemos no Facebook é superior ao número de pesquisas mensais. Veja a tabela abaixo o comparativo:

facebook-ads-comparativo

E como contratar uma agência para gerenciar sua campanha de Facebook Ads?

Ter resultados tão expressivos assim exige um conhecimento profundo da plataforma de Facebook Ads. Por isso, o ideal é ter uma agência especializada em marketing digital para gerenciar sua campanha e criar o design das peças que serão exibidas.

Os custos variam de agência para a agência e poderão chegar a você de maneiras diferentes. Listei abaixo as mais comuns:

– Comissão de 20%, assim como as agências de publicidade fazem para a mídia offline. Porém, este caso se aplica com grandes verbas de investimento.

– Taxa de planejamento e manutenção das campanhas + comissão de 20%. Esta taxa é comum para pequenas e médias empresas que não possuem muitos recursos para investir.

– Taxa de planejamento e manutenção das campanhas + design: Algumas agências podem também trocar a comissão pela criação do design das peças.

O Facebook Ads serve para qualquer empresa?

Não. Há muitos casos em que o Google Adwords, mesmo sendo mais caro, vai trazer mais resultados. Principalmente em segmentos B2B muito específicos.

Espero que este artigo possa lhe ajudar a ver a real importância do Facebook Ads para o seu negócio. Para saber em primeira mão das novidades  do marketing digital acompanhe nossa página no Facebook.

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